Transferência de Embriões em Bovinos, saiba tudo!

O princípio básico para melhoria da produção de bovinos é a otimização da produção. Com um bom rebanho é possível aumentar consideravelmente a qualidade do mesmo para corte e produção de leite. O aprimoramento genético é fundamental nesse processo e a transferência de embriões em bovinos vem como um processo marcante para o criador.

A transferência de embriões em bovinos é um procedimento biotecnológico que auxilia o criador a obter espécimes geneticamente melhores, em um espaço de tempo reduzido e de forma controlada.

Passos para a transferência de embriões em bovinos

  • Manejo adequado e boas práticas na criação
  • Seleção genética da Matriz
  • Seleção genética e física de receptoras
  • Protocolo hormonal
  • Seleção de touros e mapeamento de material genético
  • Coleta de embriões
  • Avaliação de vitalidade e desenvolvimento de embriões
  • Inovolução de embriões
  • Criopreservação de embriões selecionados
  • Controle Zootécnico do processo

A seleção dos animais

A melhoria do rebanho inicia com a seleção dos melhores animais, através de análise de linhagem e avaliação das características predominantes de cada um. O criador nesse processo pode escolher exemplares próprios ou mesmo comprar sêmen ou embriões de terceiros, sempre seguindo todos os critérios básicos para seleção e evitando cruzamento entre animais de linhagem muito próxima.

A melhor fêmea, matriz, do rebanho e de maior valor genético será a responsável pela produção dos embriões, que ficarão no seu ventre entre 7 e 8 dias e posteriormente serão transferidos para uma receptora de porte compatível com melhores características para gestação e parto do novilho.

A seleção do touro segue a base genética de maior valor, características físicas e é realizado um exame andrológico para certificação se realmente o animal é apto para a fecundação com sucesso. A fecundação pode acontecer de forma natural através de cobertura ou mesmo in vitro, método mais comum quando a compra do sêmen acontece.

Boas práticas e manejo da Matriz

O sucesso da transferência de embriões em bovinos começa já no manejo da matriz escolhida. Ela deve estar em excelente condição de saúde e nutrição para que seu ciclo fértil seja consistente e permanente.

Antes da fecundação o ciclo de ovulação do animal deve ser feito, através de acompanhamento dos níveis hormonais, para garantir o melhor período para que a fecundação aconteça. Podem ser administrados também hormônios para induzir a ovulação e desenvolvimento apropriado do endométrio.

O manejo da matriz engloba alimentação de alto valor nutricional, curral arejado protegido de incidência solar direta em horários de maior calor, temperatura controlada e água fresca e limpa sempre à disposição do animal.

Desenvolvimento e manejo dos embriões

Os embriões se formam no útero da matriz entre 7 e 8 dias após a fertilização aproximadamente, é então feira uma lavagem uterina com cateter para que a coleta do embrião seja realizada.

Após a coleta os embriões são avaliados para garantir que apenas os com melhor desenvolvimento e maiores chances de sobrevivência sejam implantados. Essa etapa é decisória para que o processo de transferência de embriões em bovinos aconteça com sucesso e deve ser realizada por equipe especializada na área.

Os embriões selecionados são então implantados nos úteros das receptoras, de forma não cirúrgica, e lá permanecem durante todo período de desenvolvimento. Outra opção é preservação dos melhores embriões através de criogenia para comercialização ou implantação futura.

Esse processo torna possível a procriação de uma matriz geneticamente valiosa em larga escala, passando de 1 a 2 novilhos por ano a até 10 no mesmo período, sem causar desgaste relevante ao animal.

Controle Zootécnico do processo

O controle do processo acontece desde a escolha dos animais que irão participar, suas condições físicas, instalações e desenvolvimento a cada etapa.

Ciclo do animal, tempo de fecundação, desenvolvimento dos embriões, condições da receptora, tempo gestação são anotados e avaliados para que o resultado possa ser melhor a cada nova transferência de embriões.

Equipe TudoVet